Deseja maior facilidade na gestão do patrimônio familiar, no planejamento da sucessão e na proteção do patrimônio, além de possibilitar economia tributária?
Isso é possível através da constituição de uma Holding Familiar, uma sociedade empresarial que apresenta como principal objetivo a proteção dos ativos familiares.
A partir da constituição dessa, os bens deixam de ser de propriedade de pessoas físicas e passariam a integrar a Holding Familiar, pertencendo a uma pessoa jurídica, onde os membros da família passam a ter cotas ou ações dessa sociedade empresarial.
Para usufruir dos benefícios que tal opção proporciona é indispensável a análise minuciosa de toda situação patrimonial e familiar, observando fatos e fatores para a criação de uma Holding, além disso, é muito importante que conte com profissionais capacitados, experientes e especializados na área.
Mas afinal, o que é uma Holding Familiar?
Holding Familiar é uma empresa na qual os membros da mesma família são sócios. A qual apresenta como principal objetivo administrar todo patrimônio de seus membros.
Atualmente são classificadas de duas maneiras: As holdings familiares puras ou mistas. A primeira, quanto ao seu objetivo social, tem como única finalidade a participação em outras sociedades. Já nas Holdings Mistas, além de ter como objetivo social a participação em outras sociedades, também possui um objetivo operacional com fins lucrativos.
Assim, é uma empresa que inclui o patrimônio de toda a família, onde todos os membros dessa família terão sua parte, ou seja, serão sócios. Esse modelo é uma estratégia de negócios familiar para facilitar a gestão de todo patrimônio, além de apresentar diversas vantagens como não gerar falência, proteção do patrimônio familiar, o planejamento sucessório, a redução da tributação, entre outros.
Quais as vantagens da Holding Familiar?
Criada com a finalidade de agrupar todos os bens de uma família, portanto, uma forma de gerenciar todo o patrimônio da família de maneira centralizada, uma holding familiar pode gerar diversas vantagens, dentre elas podemos destacar:
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO
Quanto mais bens envolvidos no patrimônio do patriarca ou matriarca da família, que porventura venha a falecer, mais complexo é a sucessão, além de poder gerar conflitos com os demais membros da família.
Através dessa organização empresarial esse processo será facilitado e o tempo reduzido. Além disso, há a distribuição em vida das cotas da empresa, como já definidas de forma prévia, o que vem a evitar intrigas e a longa disputa judicial entre a família na divisão dos bens.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
A Holding Familiar permite o que se chama de elisão fiscal, ou seja, diminuir a carga tributária. Esta ocorre de forma licita através do planejamento tributário correto com permissões previstas em lei.
Ao criar esse tipo de sociedade, os bens das pessoas físicas são integralizados na empresa, deixando de fazer parte do patrimônio pessoal e ingressando como patrimônio da empresa.
Para tanto, os rendimentos da Holding Familiar serão tributados como os de uma empresa, cuja carga tributária, em regra, é muito menor que as tributações de imposto de renda da pessoa física. Assim, é possível, através da Holding Familiar, obter uma diminuição considerável de carga tributária aproveitamento dos incentivos fiscais na tributação dos rendimentos dos bens como pessoa jurídica
GESTÃO DO PATRIMÔNIO
A holding Familiar centralizará todo o patrimônio constituído. Portanto, facilitará toda a gestão do patrimônio e a divisão das despesas, isso porque todos os familiares serão titulares das cotas, e todos os custos e frutos gerados pelos bens passarão a ser da sociedade.
BLINDAGEM PATRIMONIAL
Desde que a Holding Familiar seja criada de boa-fé, para administrar os bens da família é possível, como reflexo dos demais benefícios, buscar a defesa do patrimônio pessoal em relação a eventos inesperados.
Porém, caso essa sociedade empresarial seja utilizada para negócios de má-fé e a evasão fiscal for comprovada, o patrimônio pessoal dos sócios será atingido respondendo pelos atos cometidos que não estiverem em conformidade com a legislação tributária.
Vale a pena para minha família criar uma Holding Familiar?
A Holding Familiar possui inúmeros benefícios, como os já supracitados. Contudo, significa abrir uma nova empresa, portanto, envolve custos, burocracia e esta deve ser bem administrada para que possa ser benéfico.
Além disso, a constituição de uma holding familiar demanda cuidado e exige amplo conhecimento de diversas áreas do direito. Ademais, depende das análises de diversos fatores e fatos e os envolvidos da família devem estar de comum acordo. Para que assim a gestão e o sucesso da holding familiar alcancem os resultados pretendidos.