Já ouviu aquele famoso ditado popular “É melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, tal expressão é a forma mais simples de conceituar a advocacia preventiva, a qual, nada mais é, do que uma forma utilizada por pessoas físicas e jurídicas precavidas e antenadas afim de evitar conflitos e prejuízos.
Conceituando-a de forma mais técnica, a advocacia preventiva consiste na contratação de um serviço jurídico, prestado por um escritório de advocacia ou por um advogado autônomo, para prestar serviços contínuos para toda e qualquer questão jurídica e contratual.
O sucesso empresarial passa por uma boa assessoria jurídica, sabemos que uma empresa que não segue os limites legislativos pode ter sérios prejuízos, pois, cedo ou tarde, as ilegalidades ocorridas virão à tona o que, em muitos casos, podem ser responsáveis por uma decretação de falência.
Por falta de conhecimento jurídico e de uma boa assessoria, toda e qualquer pessoa, seja física ou jurídica, pode cometer ilegalidades e negócios prejudiciais que sequer sabiam existir. Isso se aplica a elaboração de contratos, na contratação ou demissão de funcionários, na restituição ou pagamento de impostos, na alteração do quadro societário da empresa, na negociação com o poder público e em tantas outras situações.
Com a advocacia preventiva uma empresa conta com o suporte jurídico necessário para desenvolver suas atividades de forma lícita, evitando problemas e ajudando na gestão do negócio, minimizando, ou até mesmo extinguindo, a ocorrência de conflitos jurídicos e administrativos.
Vale mencionar que muitos empreendedores deixam de aderir a advocacia preventiva por receio de custearem um serviço e, em tese, não precisarem utilizar, mas não se atentam ao fato de que desde o momento que uma equipe jurídica especializada toma frente de cada ato de seu negócio, estão diariamente prevenindo conflitos e economizando dinheiro.
Buscar um profissional da área jurídica apenas quando os problemas acontecem é um erro gravíssimo que gera um enorme desequilíbrio ao negócio. A empresa certamente gastará muito mais com a contratação de um profissional para o ato e correrá o risco concreto de perder o processo tendo de desembolsar uma grande quantia para a parte adversa.
Uma advocacia preventiva bem prestada, além de evitar litígios, aumenta consideravelmente as chances de sucesso em uma eventual demanda jurídica, pois se o serviço está sendo bem prestado significa que a sua empresa está atuando nos limites da lei, não havendo nada o que temer.
Portanto a advocacia preventiva não é um meio apenas de se evitar conflitos, mas também de evitar prejuízos financeiros, estando diretamente ligado ao sucesso de uma empresa.
Viver para apagar incêndios não é compensatório para pequenas e grandes empresas, especialmente para aquelas que desejam tornar seu negócio próspero e livre de problemas. Desse modo, é imprescindível o auxílio de um escritório que preste serviços de advocacia preventiva, tornando a tomada de decisões mais acertada, já que você se antecipará aos problemas, sabendo os impactos legais de cada medida a ser tomada.